quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Time de Teste

Um time de teste de software também possui uma hierarquia pré-estabelecida. 
Um modelo básico e muito utilizado pela comunidade brasileira de teste de software é:

Gerente de Teste -> Líder de Teste -> Arquiteto de Teste -> Analista de Teste -> Testador

Definindo:
[As funções descritas abaixo podem variar conforme a necessidade da empresa]
Gerente de Teste:  tem como função primordial a documentação do processo de teste frente ao processo de desenvolvimento de software e a iniciação/finalização do projeto de teste a ser realizado no produto a ser testado. Suas qualificações e competências se assemelham a um gerente de projeto: elaborar o plano do projeto de teste, aquisição de novos recursos, orçamento, riscos, prazos, elaboração de relatórios, limitações do escopo do projeto de teste e outras atividades gerenciais.
Líder de Teste: profissional responsável pela condução dos testes e pela tutoria da equipe de testes. Geralmente é um profissional com alto grau de conhecimento em ciclos de vida e ambientes de testes. O Líder de Testes "ajuda" o gerente de Testes a elaborar os relatórios básicos para o acompanhamento do projeto.
Arquiteto de Teste: responsável por montar e garantir o funcionamento da infra-estrutura e ambientes de teste. É também a pessoa que cuida da instalação/configuração/documentação das ferramentas e que garante o correto funcionamento das mesmas.
Analista de Teste: responsável por traduzir os requisitos do sistema em casos de teste. Identifica e define os testes necessários para cada cenário. Monitora e avalia a qualidade obtida ao testar.
Testador: técnico responsável pela execução dos casos de teste e scripts de teste.

Todos saem ganhando na formação de um Time de Teste de Software com profissionais qualificados: a empresa, o cliente e a própria equipe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário