quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Testar - uma questão social.

Até um testador obstinado precisa admitir que já se viu frente a frente com o tédio.
A execução diária de testes e o preenchimento exaustivo dos bugs transforma a disciplica de teste, por muitas vezes, em algo monótono e repetitivo.
Pessoalmente, acredito que essa seja a principal razão pela qual muitos profissionais de teste trocam de área ou continuam testando, mas sem criatividade e ânimo.
Como alterar o fluxo?
Responsabilidade social.
Por várias vezes em reuniões com a minha antiga equipe de teste, perguntei aos testadores/analistas se eles tinham idéia de como aquele trabalho era importante para a empresa que eles trabalhavam, para os clientes da empresa [muitas vezes órgãos públicos] e principalmente para a sociedade.
Um exemplo:
"Imaginem um erro no sistema de cálculos da aposentadoria do INSS. Esse erro não reportado por um teste tedioso afetaria seu avô, seu pai e mais tarde até você."
Será que todos nós pensamos sobre isso quando estamos elaborando, testando e projetando um software?
Todo trabalho tem uma questão social embutida!
O mais importante é aprender a importância da qualidade no desenvolvimento de um produto e como isso reflete no social. Nem todos os "testers" seguirão o caminho da detecção de erros, mas creio que serão melhores em qualquer outra profissão, pois serão responsáveis pelo que produzem e buscarão o seu melhor sempre, e não só por eles, mas pelo meio.

Um comentário:

  1. Bom ponto Ana.

    Pra mim essa questão "social" devia estar na mente de todo mundo que faz parte da equipe. Afinal todo sistema tem um propósito e quando nos esquecemos deste propósito as chances das coisas desandarem são bem grandes.
    Gosto de lembrar de um exemplo bem mais próximo de todos. Quantas vezes você foi a algum lugar [lanchonete, órgão público, operadora de telefone] e não conseguiu o que queria por que o "sistema estava fora do ar". É sempre irritante. Ou então quando tentou acessar um site de compras ou de uma promoção e levou uma bela exception na cara.

    Qualidade tem ser nosso objetivo sempre. Sem saber o propósito do sistema e mantê-lo em mente, dificilmente alcançaremos este objetivo.

    ResponderExcluir