segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Regra 10 - O JOGO!

Toda empresa de desenvolvimento de software deveria ter a Regra 10 de Myers escrita por todos os cantos.
Um cartaz pregado na porta ou perto da catraca seria uma boa solução.
Você [programador, analista de requisitos, gerente de projeto, etc] sabe o que diz a "Regra 10 de Myers"?
Não!?
Defino...
"A Regra 10 de Myers, estabelece que o custo de correção de defeitos tende a aumentar quanto mais tarde o defeito é detectado.A regra projeta um crescimento exponencial do custo de correção de defeitos, numa proporção de 10x. Ou seja, defeitos encontrados em revisões custam X, defeitos encontrados nos testes custam 10X e defeitos encontrados em produção custam 100X para serem corrigidos."
Entenderam?
Para ser mais clara...
Um defeito encontrado durante o levantamento de dados, escrita do caso de uso é mais barato que um erro encontrado no desenvolvimento e muito mais barato que um erro reportado pela equipe de teste. 
E como poderíamos solucionar tal problema?
Começar do zero?
Processos agéis? TDD? 
Hum...talvez.
Nessas técnicas a participação das equipes de teste e desenvolvimento são essenciais desde o início do projeto.
Sua empresa possui uma cultura "engessada" no processo de desenvolvimento de software?
Hum...entendi, mas tenho algumas soluções básicas!
1) Crie um checklist de testes unitários para sua equipe de desenvolvimento.
2) Pratique a política de diminuição de erros - se num determinado projeto vc obteve X erros, no próximo tente X/2. Aprenda com os erros e converse sobre os mesmos.
3) Faça reuniões de repasse - antes de homologar um UC, repasse o mesmo para a equipe de teste e desenvolvimento. Aceite as alterações!
4) Mantenha sempre uma excelente equipe de Análise de Requisitos. 

As pessoas ocasionalmente resistem à mudança e evitam aventurar-se em áreas pouco familiares.
Arrisque!!!
Crie o conceito de TIME e entre no JOGO!

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Legal seu blog e parabéns pelo post. Realmente o grande problema dos projetos de software é o total desconhecimento da Regra 10. Ou o pior, conhecem e não estão nem aí para ela. O que eu não entendo, pois quem gosta de jogar dinheiro fora não é mesmo? É uma tremenda incoerência, pois corta-se pessoas das empresas, mas não mudan-se os processos... Cultura retrógrada na minha opinião... Fazer o que?
    Mas... Nossa função é bater nessa tecla até que eles vejam a burrice que estão fazendo. :-)

    Parabéns novamente pelo blog!
    Abraços
    Edwagney Luz

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  2. Parabéns pelo blog Ana Carolina.

    É muito bom ter mais uma pessoas compartilhando experiências e pontos de vista.

    Desconhecer a regra X de Myeres é realmente uma das maiores ignorâncias que as empresas de software cometem.
    Acho que um dos fatores que mais contribuem para isso é que normalmente essas empresas não tem nem um processo definido, muito menos métricas, o que faz com que elas não saibam o quanto estão perdendo. Mudar esse ponto de vista não é fácil, mas é uma tarefa para os bons testadores e gerentes.

    Através de uma boa gerência de defeitos e análise de métricas, podemos coletar dados sobre a quantidade de horas e o preço das horas que estamos usando e as mesmas informações sobre o que seria gasto no momento adequado, mas para isso é necessário um bom processo de coleta e medição dos defeitos.

    Meus parabéns pela iniciativa.

    Atenciosamente,

    Camilo Ribeiro
    www.camiloribeiro.com

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